quarta-feira, 25 de abril de 2012


DIA DO CONTABILISTA - 25 de Abril

Data comemorativa ao Dia do Contabilista, dia 25 de Abril, aquele que assessora e trabalha em consultoria junto a seus clientes, demonstrando em ações e fatos que participa intrinsecamente da GESTÃO EMPRESARIAL, utilizando todo o seu conhecimento técnico, suas qualificações e competências, para que no patrimônio empresarial os custos operacionais, tributários, trabalhistas, vendas, direto, indireto, variável, fixo, tenham o menor impacto, e que o planejamento de vendas, receitas, faturamento, á vista, á prazo, tenham o maior impacto e que todos estejam em perfeita sintonia com o PLANEJAMENTO EMPRESARIAL e em obediências aos preceitos legais, técnicos, éticos, com responsabilidade social, responsabilidade ambiental.

Nessa seara de atividades o profissional utiliza um SISTEMA INTEGADO composto de informações fiscais, do setor de pessoal, da contabilidade fiscal, gerencial, com controle do ativo imobilizado e controle de custos e despesas, resultando em relatórios que são avaliados, analisados, conciliados para servir de informação útil a alta administração.

As Demonstrações Financeiras e/ou Contábeis, como desejam alguns, que devem retratar com veracidade os fatos inseridos na contabilidade, mas sejam sempre úteis para a alta administração.

Se houver uma mudança de postura do profissional de contabilidade do futuro com o devido apoio das classes representativas, buscando ajudar na sua qualificação e capacitação não tenho dúvida qual será o profissional do futuro, mas acredito que temos um longo caminho a seguir.

O fator, honorários deve ser entendido como uma remuneração por serviços prestados por profissional qualificado e capacitado, que tenha perfeita sintonia com a GESTÃO EMPRESARIAL, junto ao seu PLANEJAMENTO EMPRESARIAL.

Os avanços tecnológicos implementados pelos órgãos fiscalizatórios, demonstram a necessidade de um PROFISSIONAL DIFERENCIADO que tenha conhecimento do mercado, da CONTABILIDADE, da legislação, de controle interno, de tecnologia, da globalização, da cultura que envolve suas relações.

PARABÉNS ao profissional de contabilidade do futuro, neste dia 25 de Abril, mas é bom lembrar que sua QUALIFICAÇÃO e CAPACITAÇÃO, devem ser sempre alimentadas.
Que seu Balanço Profissional retrate positivamente os lucros advindo de sua Demonstração de Resultado de sua atividade laboral, alimentando financeiramente o Fluxo de Caixa de suas competências, é o que desejam todos que fazem a:
“IRMÃOS  EMPREENDIMENTOS  CONTÁBEIS  S/C  LTDA”

Autor: Elenito Elias da Costa
Contato: elenitoeliasdacosta@globo.com
Contador; Auditor; Analista Econômico Financeiro; Consultor de Cursos do CDL/SEBRAE; Professor Universitário; Professor Avaliador do MEC/INEP do Curso de Ciências Contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário